Calma, este texto não é um atentado a educação, até porquê trabalho por ela. Mas, pensando bem, talvez seja. Ao menos um atentado a educação corporativa que não funciona.
Ando revendo tudo que penso e faço em relação ao meu trabalho e, não adianta, precisamos queimar as cadeiras das nossas salas de treinamento.
A chegada do COVID, sem dúvidas, acelerou alguns processos de transição dentro do T&D, mas quantas empresas e consultorias não estão apenas emulando a sala de aula em ambiente virtual? São velhas práticas e comportamentos dentro de uma nova ferramenta.
O desenvolvimento de pessoas é uma das atividades chave de qualquer empresa. É a partir dele que conseguimos formar novas lideranças, fomentar a cultura almejada e qualificar a nossa entrega. Queremos, é claro, as pessoas em sua melhor versão para enfrentar os desafios da realidade. Mas como conquistar isso com ações de treinamento e desenvolvimento completamente desconectadas do dia a dia?
“Putz, tem treinamento”. Essa é uma frase dita nos corredores da sua empresa em dias de workshop? Para muita gente, o treinamento torna-se um fardo. É preciso interromper a rotina de trabalho por horas para aprender. Como se aprendizado e prática não estivessem intimamente ligados.
A cultura da sala de aula é a cultura da segregação entre a teoria e a ação. É também separação da responsabilidade, que delega o papel de mediação da aprendizagem a consultoria ou a área de T&D, quando essa é (ou deveria ser) uma das atividades mais fundamentais de um líder.
A sala de aula é um símbolo da desconexão entre teoria e prática, por isso ela deve morrer. Seja no formato físico ou virtual, já passa da hora do seu fim. Precisamos pensar em ambientes reais, na rotina como laboratório, na fusão das ações de desenvolvimento com o dia a dia de cada indivíduo.
Precisamos pensar na empresa como um grande ambiente de aprendizado de forma que, um belo dia, já não haja fronteiras entre aprendizagem e aplicação. Porque uma depende completamente da outra.
Quer debater mais o assunto? De 21/07 à 30/07 estamos promovendo talk shows sobre o novo normal do T&D com algumas das cabeças mais legais da educação corporativa.
Inscrições por aqui: https://lnkd.in/dWrfyu2