Humans at Work Humans at Work
Logo A Grande Escola Logo A Grande Escola
Humans at work 1 Humans at Work
  • 01 Home
  • 02 Quem somos
  • 03 Soluções
  • 04 Indicador de Felicidade
  • 05 Espaço para eventos
  • 06 Blog
  • 07 Contato
28 fev 2019
bem-estar

4 dicas sobre construção de equipes

COMPARTILHE

Analiz Buiar
4 min
28 fev 2019
bem-estar
COMPARTILHE

Semana passada compartilhamos um post sobre como “Team Building não é tapa buraco”. E, continuando o tema de construção de equipes, compartilho 4 coisas que vão te inspirar a refletir sobre como sua equipe está funcionando atualmente. E, o mais importante,  como você pode iniciar uma transformação mudando o seu olhar.

Começo trazendo o questionamento do modelo de escassez e competição tão inerente em nosso histórico corporativo. Apesar deste modelo estar presente na maioria das organizações, não parece ser o que vai nos levar para o futuro. Em seguida, trago dois estudos muito incríveis sobre elementos que fazem uma equipe se tornar efetiva e funcional ( já adianto, pode baixar a defensiva que estamos falando de muita confiança e interdependência). E por último, trago uma pincelada de cultura corporativa fechando com esta frase de Patty McCord que fez meu olhos brilharem  “Toda empresa deveria estar animada para mudança”.

Então vamos lá.

1- Transformando um grupo de estranhos em uma equipe.

A professora de negócios Amy Edmondson inicia falando de equipes trazendo referência de times esportivos, hospitalares e de produção de filmes. Segundo Amy, se continuarmos com a mentalidade de competição, de escassez, será muito difícil formar equipes.

“Olhem para sua esquerda, olhem para sua direita. Quão rápido você consegue encontrar os talentos únicos, as habilidades e esperanças dos seus vizinhos? E com que rapidez você consegue transmitir como você pode contribuir? ˜

[button link=”https://www.ted.com/talks/amy_edmondson_how_to_turn_a_group_of_strangers_into_a_team#t-759902″ color=”black” newwindow=”yes”] TED[/button]

2- “As cinco disfunções de uma equipe”

Em seu livro, Patrick Lencioni conta a história de uma CEO que assume a equipe executiva de uma empresa e como ela lida com cada disfunção que encontra em seu board de executivos. Imagino que você possa se surpreender com as histórias, elas podem parecer bem familiares. Os dois pontos que destaco aqui são : falta de confiança e aversão ao conflito. Quantas vezes sua equipe deixou de abordar algum tópico importante para evitar o conflito? Quantas vezes este tópico foi apenas conversado no desabafo de cafézinho com outros colegas? E sobre confiança, o quanto você confia nas pessoas a seu redor e elas parecem confiar efetivamente em seu trabalho?

[button link=”https://www.amazon.com.br/dp/B017708Z5M/ref=dp-kindle-redirect?_encoding=UTF8&btkr=1″ color=”black” newwindow=”yes”] Livro[/button]

3- Cinco elementos para uma equipe de sucesso no Google.

Outro trabalho incrível foi uma pesquisa realizada pelo Google com as suas equipes internas. O time do Google estava em busca da seguinte reposta: Quais são os elementos que fazem um time eficiente em nossa empresa? Durante dois anos, mais de 200 entrevistas e muita análise de dados, a equipe de pesquisa descobriu um fato muito interessante:

QUEM estava no time importa menos do que COMO os membros interagem, COMO estruturam seu trabalho e COMO enxergam sua contribuição.

Os cinco elementos, em resumo, são:

  1. Segurança psicológica (Psychological safety):  Podemos tomar riscos nesta equipe sem nos sentir inseguros ou envergonhados?
  2. Interdependência (Dependability): Podemos contar uns com os outros a fim de ter uma alta qualidade de trabalho e entregar no prazo?
  3. Estrutura e clareza (Structure & clarity): Os objetivos, papéis e planos de ação estão claros em nossa equipe
  4. Significado de trabalho (Meaning of Work): Estamos trabalhando em algo que é significativo para nós?
  5. Impacto do trabalho (Impact of work): Nós acreditamos que o trabalho que está sendo feito realmente importa?

 

4-  8 aprendizados para construir uma empresa na qual as pessoas gostem de trabalhar

E conectando um pouco mais com cultura ( o que impacta as equipes diretamente), compartilho um vídeo de Patty McCord.  Patty trabalhou 14 anos no Netflix e contribuiu com a construção do guia de cultura da empresa, um material que virou referência de cultura no mundo inteiro. Patty compartilha que está cansada dos jargões de RH “acho que podemos administrar nossos negócios apenas conversando um com o outro como seres humanos regulares”.  Confira as oito dicas no vídeo abaixo.

[button link=”https://www.youtube.com/watch?v=iBa9EoEbb38″ color=”black” newwindow=”yes”] Vídeo[/button]

E então, o que mais te inspirou?

Compartilha com a gente o que mais você gostaria de ver por aqui =D

Analiz Buiar

Analiz é engenheira de formação, fez pós graduação em gestão de negócios e recentemente concluiu um mestrado em Digital Management na Hyper Island, uma creative school na Europa conhecida como a Digital Harvard.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe com seus amigos!


Veja também


09 set 2020

Sem categoria
23 jul 2020

Morte a sala de aula, física e virtual.

Futuro do Trabalho

Calma, este texto não é um atentado a educação, até porquê trabalho por ela. Mas, […]

Faça parte da nossa lista de
e-mails e receba novidades!

Ü

Soluções para inspirar,
engajar e desenvolver pessoas.

Tem alguma dúvida? Quer falar com a gente?
Envie um e-mail! hello@humansatwork.com.br

Escritórios

Sede Administrativa
R. Francisco Rocha, 198
Batel, Curitiba, Paraná

Sede México
Cidade do Mexico
mariane@humansatwork.mx

Contato

hello@humansatwork.com.br

Mapa do Site

Sobre Soluções Indicador de Felicidade Espaço para Eventos Blog Contato

© 2019 HUMANS AT WORK ©
Todos os direitos reservados.

Causas que apoiamos

Teto Escola dos Anjos Good Truck
SEJA UM VOLUNTÁRIO
Navas Design

Causas que apoiamos

Teto Escola dos Anjos Good Truck
SEJA UM VOLUNTÁRIO

© 2019 HUMANS AT WORK ©
Todos os direitos reservados.

Navas Design