Nenhuma empresa sobrevive sem pessoas. Elas funcionam como células da organização, partículas que fazem a empresa ou instituição caminharem e, assim como um organismo, é necessário que elas estejam bem – fisicamente, psicologicamente e emocionalmente.

Organizações que investem no bem-estar de seus colaboradores, têm nas mãos um catalisador de resultados positivos. Porém, às vezes é estafante alcançar o sentimento de bem-estar por completo. Pensando nisso e nos colaboradores que fazem as organizações caminharem, preparamos 5 dicas de atividades simples que podem proporcionar a sensação de bem-estar diariamente:

1 – Relembre feedback positivos

Recordar é viver, e quem sabe seja uma fonte de inspiração para fazer acontecer. Aquele feedback positivo referente ao projeto aprovado, ou a atividade que gerou bons comentários, pode ser um auxílio para você mesmo reconhecer seu trabalho. A meta alcançada, a apresentação que foi um sucesso – tudo isso pode refrescar sua memória de que você é bom no que faz.

2 – Hora do break

É importante ter contato com pessoas, principalmente as que consideramos importantes em nossas vidas. Se o dia está pesado no trabalho e você está sentindo que nada está sendo produtivo: pare! – e chame alguém para tomar um café ou qualquer outra atividade que refresque seus pensamentos, pause suas ocupações e recarregue a bateria.

3 – Cuide do seu clima organizacional

O comportamento também deve ser levado em consideração quando o assunto é bem-estar no ambiente de trabalho. Comunicação assertiva, perceber como seu colega está se sentindo a determinada situação e como você se sente, quais são os incômodos, desafios e expectativas. Para perceber tudo isso, a dica é fazer reuniões semanais ou mensais com a equipe: “vamo time” – uma empresa de sucesso é resultado de um trabalho em conjunto, sincronizado e em harmonia. Adote a flexibilidade.

4 –  Vá trabalhar pedalando

Em junho de 2017, o jornal El País identificou estudos que demonstraram pessoas sem uma rotina de exercícios físicos. Segundos os dados comparativos dos grupos analisados, as pessoas que não praticam exercícios estão mais propensas a desenvolver problemas de saúde. A grande desculpa para a não prática de atividades físicas é falta de tempo. Se a sua desculpa é a mesma, que tal otimizar o mínimo de tempo indo para o trabalho pedalando ou a pé, ou correndo? Isso vai ajudar a manter sua saúde em dia e a sensação de bem-estar.

5 – Crie objetivos reais e dê bons exemplos

Nossos objetivos com o trabalho devem ser planejados e pautados diariamente, o importante também, é definir metas e prazos. É necessário traçar uma jornada para qual caminho queremos seguir, prever obstáculos e superar os desafios. Sem planejamento e metas específicas as chances de você continuar no mesmo lugar são grandes.

Se você souber traçar o caminho do seu objetivo, também servirá como um bom exemplo para seus colegas: como fazer acontecer. Procure inspiração e inspire, bons exemplos valem mais que reuniões com ideias que não saem do papel. Falando em ideias, vale lembrar que para uma equipe sadia, compartilhar idéias sensacionais com seus colegas é essencial.

Lembre-se: você não trabalha sozinho, precisamos das pessoas e do bem-estar dentro do ambiente que passamos a maior parte do dia.